à Testosterona na Puberdade: Quando os meninos alcançam a puberdade, sua produção de testosterona aumenta e o gasto do hormônio também. Características Androgênicas incluem o crescimento dos órgãos reprodutores e o desenvolvimento de caracteres secundários (pêlos). Efeitos anabólicos incluem espessamento das cordas vocais, aumento da massa e da força muscular, aumento da libido, atua na produção de espermatozóides, diminuição da gordura corporal e ajuda no desenvolvimento da próstata.
à Testosterona na Vida Adulta: Quando a maturidade é atingida, o nível circulante do hormônio flutua regularmente, segue um ciclo diário e sazonal. O homem adulto produz cerca de 7 mg diariamente do hormônio.
à Testosterona na Terceira Idade: Na medida em que o homem envelhece os níveis desse hormônio vão progressivamente diminuindo, quando ultrapassamos os 40 anos a produção diminui cerca de 1% ao ano.
A produção acontece da seguinte forma:
1. A hipófise libera os hormônios luteinizantes (LH) e o folículo estimulante (FSH).
2. No testículo o LH atua na célula de Leydig estimulando a produção de Testosterona.
3. O colesterol nas glândulas responsáveis por sua produção, sofre reações até virar a Testosterona.
4. A Testosterona estimula a produção de espermatozóides nas células de Sertoli e o hormônio FSH controla a nutrição deles.
* O uso de medicamentos, obesidade, doenças hepáticas renais e em glândulas, diabetes, depressão e tabagismo são alguns dos fatores que interferem na produção de testosterona.
assunto de interesse não só do homem, mas das mulheres que serão beneficiadas se eles se cuidarem, principalmente quando se trata de sexo.
ResponderExcluir