Conhecida entre os especialistas como DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino), a Andropausa é um distúrbio ocasionado pela diminuição da produção de Testosterona (hormônio sexual masculino).O envelhecimento natural provoca a queda do hormônio masculino sendo natural, contudo quando a queda da produção de Testosterona é mais acentuada maior de 1% ao ano e diminui os níveis de funcionamento do organismo tanto psicológico e corporal, apresentando sintomas específicos, pode ser diagnosticado como Andropausa.
O distúrbio pode ser diagnosticado através de:
-Teste de sangue (que mede a quantidade de testosterona);
-Espermograma (que quantifica a produção de espermatozóides);
-Densitometria (verificação da osteoporose);
-Exame do toque;
-Ecografia da próstata e abdome.
-Espermograma (que quantifica a produção de espermatozóides);
-Densitometria (verificação da osteoporose);
-Exame do toque;
-Ecografia da próstata e abdome.
Sintomas
Vão desde a depressão e nervosismo até a queda de cabelo, incluindo ainda a baixa de auto-estima, alterações de humor, irritabilidade, perda de massa muscular e vigor físico, aumento da gordura corporal, diminuição da densidade óssea, diminuição da libido, insônia, cansaço fácil, perda de concentração e de memória, entre outros.
A Andropausa pode ser tratada das seguintes maneiras:
1- Reposição Hormonal- Existem várias formas de ser feita: comprimidos por via oral, adesivos para a pele, e injeção intramuscular. Causa o retardo da osteoporose, melhora o desempenho sexual, os distúrbios neurológicos e a qualidade de vida.
2- Medicamentos – Servem para tratar diretamente os sintomas como a impotência sexual, a depressão, entre outros.
3- Alimentação - A dieta deve ser composta de alimentos com maior teor de sais e vitaminas (legumes, verduras e frutas), e deve haver diminuição da gordura e do açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário